
uma negociação de celular não é diferente
Fraudadores utilizam de formas amigáveis e uma abordagem de urgência para obter informações pessoais e dinheiro.
Dessa forma, orientamos a você comprador ou vendedor a seguir essas recomendações.
Mesmo quem já faz esse tipo de negociação com frequência acaba por deixar de segui-las em alguma situação provocada pelo fraudador.
Portanto, atenção! Conheça os riscos e veja como negociar de forma segura
Como negociar de forma segura ao encontrar com um desconhecido para concluir a transação:

Ao Comprar
Risco: o fraudador pode simular ser um COMPRADOR para obter seu produto sem o pagamento ou obter informações pessoais para aplicar golpes diversos.

Ao Vender
Risco: o fraudador pode simular ser um VENDEDOR para obter seu dinheiro sem te entregar o produto ou obter informações pessoais para aplicar golpes.
Ao comprar
APÓS INICIAR OU ACEITAR UMA NEGOCIÃO COM UM COMPRADOR NA LINKCEL
Veja o perfil do comprador antes de aceitar uma negociação, o perfil do usuário linkcel possui informações relevantes como:
- avaliações recebidas;
- data de criação na plataforma;
- score baseado em suas atividades na plataforma;
- validação do IMEI do aparelho reduzindo riscos de publicação de um aparelho inválido, incompatível com o modelo informado ou que esteja na lista de aparelhos roubados;
- informações detalhadas sobre a oferta publicada;
ATENÇÃO! Somente transfira o dinheiro após conferir pessoalmente as condições do aparelho na presença do vendedor em local público seguro.
Se após a sua verificação e diálogo presencial com o vendedor ainda sentir alguma desconfiança e não se sentir seguro para concluir a compra, diga que vai analisar melhor antes de concluir a compra e não prossiga com o pagamento
APÓS INICIAR OU ACEITAR UMA NEGOCIÃO COM UM COMPRADOR NA LINKCEL
Tudo o que precisa para COMPRAR, é:
- Agendar uma data e hora em um local público seguro com o VENDEDOR: pois você precisa conferir pessoalmente se o produto está nas condições informadas na oferta antes de pagar pelo produto.
- Forneça ao VENDEDOR uma referência de como ele pode identificar você no encontro. (Ex.: cor de roupa, modelo do veículo, ponto de referência no local, etc...)
Antes de PAGAR:
- Pague somente após conferir pessoalmente as condições do aparelho na presença do vendedor em local público seguro.
- Veja aqui o checklist de verificações para evitar problemas.
- Se após a sua verificação e diálogo presencial com o vendedor ainda sentir alguma desconfiança e não se sentir seguro para concluir a compra, diga que ainda vai pensar melhor e não prossiga com o pagamento.
O que preciso verificar ao comprar um celular usado?
- Se tiver acesso á internet, acesse o site da linkcel e no painel de negociação, clique em verificar IMEI. Assim você consulta se o IMEI do aparelho apresentado pelo vendedor é o mesmo informado na oferta.
- Verifique se está sem a conta do usuário associada (como icloud e outros). Caso contrário estará impossibilitado de configurar o aparelho com sua conta. Veja como
- Verifique se o software do aparelho foi reiniciado para as configurações de fábrica. Isso ajuda a eliminar a possibilidade de ter algum software malicioso instalado no aparelho.
- Verifique se as características informadas na oferta publicada na Linkcel estão corretas.
Situações reais que acontecem em outros canais de compra e venda:
Contexto:
O fraudador utiliza identidade falsa para transmitir segurança: por exemplo, enviam a foto da identidade real sendo segurada pelo portador oficial, porém não é a pessoa real que está falando com você.
Como agir:
- Utilize SOMENTE o painel de negociação da LINKCEL para se comunicar, seja com o comprador ou vendedor, pois para iniciar uma negociação foi necessário efetuar algumas verificações de sua identididade e atividades.
- Pelo seu perfil conseguirá identificar mais informações relevantes que aumentam a credibilidade como avaliações já recebidas por outros usuários, número de transações, entre outros.
- Assim você sempre saberá a origem das abordagens que receber sobre suas negociações e evitará receber mensagens fraudulentas diretamente em seu celular.
Contexto:
Por mensagem em chat (aplicativos de mensagens): O fraudador se declara como um conhecido próximo (como filho, cônjuge, familiar ou amigo) dizendo se comunicar por outro número por algum motivo e solicita a transferência de dinheiro para resolver uma situação de urgência.
Como agir:
- LIGUE IMEDIATAMENTE para a pessoa conhecida e fale com ela para identificar a voz, o contexto e se realmente é verdade.
NUNCA! passe informações pessoais e principalmente dinheiro antes de compreender que informações realmente são necessárias ou valor a ser transferido e o real destino e uso dos mesmos.
Sempre que possível, confirme com um comprovante ou evidência em que possa emitir de fonte confiável.
Como elemento-chave, citam problemas conhecidos ou não pela vítima.
- · Contextos comuns utilizados pelos fraudadores:
- · Atendimento técnico de algum serviço que possua
- · Resolver problemas de crédito ou dívidas
- · Necessidade/caridade
- · Venda de garantias estendidas de bens que acabou de adquirir (veículos, eletrônicos, celulares, eletrodomésticos)
Não ofereça seu contato, peça o contato do COMPRADOR.
Acesse a fonte do canal pessoalmente. Ou site da empresa ou telefone fornecido por um canal confiável da empresa.
Denuncie mensagens fraudulentas que usam a marca LINKCEL. Reporte-os pelo email contato@linkcel.com.br
Ao vender
ANTES DE INICIAR OU ACEITAR UMA NEGOCIAÇÃO COM UM COMPRADOR NA LINKCEL
Veja o perfil do comprador antes de aceitar uma negociação, o perfil do usuário linkcel possui informações relevantes como:
- avaliações recebidas;
- data de criação na plataforma;
- score baseado em suas atividades na plataforma;
Todo usuário da Linkcel só está apto a iniciar uma negociação após validar:
- seu e-mail;
- número de celular;
- foto selfie;
APÓS INICIAR OU ACEITAR UMA NEGOCIÃO COM UM COMPRADOR NA LINKCEL
A linkcel favorece um encontro mais seguro entre compradores e vendedores comparado á uma abordagem direta em seu telefone
Lembre-se! Nunca forneça informações pessoais!
Tudo o que precisa para vender, é:
- Agendar uma data e hora em um local público seguro com o possível comprador, pois ele precisa conferir pessoalmente se o produto está nas condições informadas na oferta
- Solicite uma referência de como identificá-lo. (Ex.: cor de roupa, modelo do veículo, ponto de referência no local, etc...)
- ATENÇÃO! NÃO ACEITE COMPROVANTES FORNECIDOS PELO COMPRADOR. CONFIRA PESSOALMENTE, em sua instituição financeira, a evidência inequívoca de que recebeu o dinheiro corretamente.